EMAGRECIMENTO

Como absorver melhor o ferro dos alimentos?

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Sem ferro não poderíamos viver. Simples assim.


Este mineral é fundamental para o nosso organismo e se alguma vez você já teve anemia, saberá muito bem.


Se terão mandando tomar os comprimidos de ferro com um sabor característico a pregos enferrujados, difícil de esquecer.


Em condições normais, é o nosso intestino que regula a absorção do ferro.


No entanto, existem alguns alimentos que podem interferir no processo de absorção, ou, pelo contrário, facilitarlo.


Agora, se você é das pessoas que gosta de comer um bom chuleton, não acho que tenha problemas de falta de ferro. E isso, porque será? Porque o ferro heme, assim se chama o ferro encontrado em carnes, é absorvido muito bem para o nosso organismo.


Assim, uma dieta equilibrada, onde não faltam os alimentos de origem animal, deve ser suficiente para estar sobrados de ferro.


Agora, o problema tem quando a dieta é pobre em carne. Por exemplo, se você é vegetariano ou vegano. Aí temos de ser mais espertos e brincar com as combinações de alimentos, para tirar o máximo proveito dos produtos ricos em ferro.


Alguns dos alimentos mais ricos em ferro são: fígado, rins, carne, mariscos, ostras, peru, atum, salmão, gema de Ovo, leguminosas, frutos secos, cereais fortificados com ferro e grãos integrais.



Como eu disse antes, o que come habitualmente carnes vermelhas, frutos do mar ou carne de órgãos (fígado, rins, etc..), ou peixes gordos, em teoria, não corre perigo de contrair uma anemia deficiência de ferro (anemia por deficiência de ferro).


É agora que te ensinou alguns truques de alimentação, onde você pode combinar os alimentos ricos em ferro, com aqueles alimentos que facilitam a absorção do ferro não heme e, pelo contrário, evitar os alimentos que dificultam a sua absorção.


ferro


Um dos nutrientes que melhor vai para assimilar o ferro dos vegetais é a vitamina C. É importante que consumas alimentos ricos neste nutriente (laranja, limão, kiwi, morangos, etc.).


ferro


Adicionar o vinagre, as leguminosas (lentilhas, grão-de-bico, feijões), é outra forma de acidificar o meio de melhorar a biodisponibilidade do ferro não heme.
Há diferentes fatores que inibem a absorção do ferro.


Por exemplo, os alimentos alcalinos. O leite é um exemplo claro já que neutraliza o ácido segregado no estômago. Um conselho é que você evite os lácteos, quando você está comendo alimentos ricos em ferro.


Os fostatos (leite, soja, etc) e oxalatos (espinafre, beterraba, acelga, etc) são substâncias que também dificultam a assimilação do ferro.
Com os taninos passa mais do mesmo.


Inibem a absorção do ferro. Assim, quando se vírgulas um bom prato de lentilhas, não andes com um copo de vinho, ou depois de comer, espere alguns minutos para tomar o chá ou o café. Estas três bebidas são muito ricas em taninos.


Bom, espero que as minhas dicas lhe sejam úteis. É uma boa forma de rentabilizar o que se come, aproveitando cada um dos nutrientes.