EMAGRECIMENTO

6 falsidades de dietas para emagrecer

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Muitas dietas para perda de peso baseiam-se em pareceres sem nenhum fundamento científico, e até se atrevem a dar dicas extra para acelerar e facilitar a perda de peso.


De fato, o mundo dos métodos e técnicas para perder peso, destaca-se por estar enfeitado de mentiras e enganos que não fazem outra coisa que prejudicar a sua saúde e fazer você engordar.


Por este motivo, hoje te revelo 6 dos mitos mais comuns que anunciam as dietas para emagrecer com provas científicas que confirmam a sua falsidade. O Mito ou realidade?


1. Todas as calorias são iguais


A caloria é uma medida de energia, pelo que todas as calorias (na verdade, quando falamos de calorias, neste contexto, estamos nos referindo a quilocalorias: mil calorias) valem o mesmo: isto está claro.


No entanto, as calorias têm efeitos diferentes no organismo, dependendo do alimento, do qual procedem, já que cada alimento sofre um processo de metabolização diferente (1).


Uma caloria de proteína não é o mesmo que uma caloria de gordura ou carboidratos, e uma caloria sólida não é o mesmo que uma caloria líquida.


Por exemplo:



As calorias presentes nas proteínas aceleram o metabolismo, reduz o apetite e melhoram a função de algumas hormonas reguladoras de peso (2).


As calorias provenientes de alimentos integrais saciar o apetite que as calorias provenientes de alimentos refinados.


E quando você ingere calorias líquidas, estas se somam ao número total de calorias, sem ocorrer uma diminuição proporcional do consumo de outros alimentos, tal como acontece com as calorias sólidas (3).


2. Perder peso é um processo linear,


Eu já disse muitas vezes que perder peso é um processo que requer tempo e paciência e, claro, não se trata de um processo linear.


Há dias em que você a perder peso e dias em que você sente vontade de.


Não obstante, esta é uma situação completamente normal, já que é muito provável que um dia você tenha retido mais líquidos do que o habitual ou que seu aparelho digestivo contenha mais alimentos.


Além disso, esse “desequilíbrio” é mais pronunciado em mulheres, que experimentam uma notável variação do peso líquido durante a menstruação (4).


Enquanto a tendência geral seja sempre decrescente, não importa se o seu peso diminui e aumenta: você notará os resultados a longo prazo.


3. “Come menos e ande mais”


A gordura que se acumula em seu corpo é simplesmente energia armazenada (calorias) e para perder gordura é necessário queimar mais calorias do que ingere, não é verdade?


Por esta razão, parece lógico dizer que “comer menos e se mover mais” equivale a perder peso.


No entanto, o certo é que a redução de calorias e aumentar o exercício físico produz resultados a curto prazo, mas, em muitas ocasiões, este conselho provoca um aumento de peso a longo prazo (5).


Em outras palavras:


Dizer a uma pessoa com excesso de peso que coma menos e se mover mais é como dizer a uma pessoa alcoólica que beba menos: totalmente ridículo e ineficaz.


Cuidado: Naturalmente, estamos falando estritamente de perder peso. Não estamos negando os benefícios do exercício para o organismo em geral e o coração em particular.


4. A gordura engorda


Desde sempre, foi acusado o consumo de gordura de ser o responsável pela epidemia de obesidade nas últimas décadas.


Mas as coisas não são tão simples como parecem.


Não existe uma característica própria da gordura que provoque um aumento de peso, exceto que a gordura normalmente é encontrado na comida lixo repleta de calorias.


Se consumir uma quantidade de calorias dentro do que o normal, a gordura não te faz engordar.


De fato, as dietas ricas em gordura e baixa em hidratos de carbono estão entre os métodos mais eficazes para a perda de peso (6).


Tal como ocorre muitas vezes no mundo da nutrição, isso depende totalmente do contexto.


Não há dúvida de que um consumo elevado de gordura junto a um consumo elevado de hidratos de carbono, calorias e comida lixo, você vai engordar ou sim, mas a causa não é apenas a gordura.


5. O café da manhã é essencial para perder peso


Existem estudos que mostram que as pessoas que não almoçam são mais propensas a ganhar peso do que as pessoas que tomam café da manhã.


No entanto, os ensaios controlados e mais recentes descobriram que o fato de tomar o pequeno-almoço ou não tomar o pequeno-almoço não guarda nenhuma relação com a perda de peso.


Em um estudo em que participaram 309 homens e mulheres durante 4 meses, não se encontrou nenhum efeito na perda de peso, tanto no grupo que maravilhosa como no grupo que não o fazia (7).


Por outro lado, tomar café e fazer pequenas e várias refeições ao longo do dia, não acelera o metabolismo e também aumenta a queima de calorias (8).


Se você se sentir com fome a cada manhã quando você acorda, come, você não vai perder quilos, mas também não vai ganhar.


6. Os alimentos dietéticos” favorecem a perda de peso


Muita comida lixo etiqueta e é comercializado como saudável: alimentos com baixo teor de gordura ou sem gordura, alimentos processados, sem glúten, bebidas açucaradas…


Infelizmente, este tipo de tags não servem para informar, mas sim para enganar o consumidor e inflar as receitas do fabricante em causa.


Não confie em alimentos vendidos como “dietéticos”, pois na maioria dos casos, escondem grandes quantidades de calorias, açúcares e outras substâncias que contribuem para o aumento de peso e à deterioração de sua saúde.


Dra Miriam Neto;