EMAGRECIMENTO

5 mentiras sobre a dieta vegana que você deve deixar de acreditar

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Quando se coloca pela primeira vez a possibilidade de mudar a nossa alimentação para uma dieta vegana nos assaltam um monte de dúvidas. E é normal.

Como todo processo de mudança, precisamos de informações e é ainda mais importante quando se trata de modificar hábitos em algo tão importante como a nossa alimentação.

Mas, para além das dúvidas que podemos enfrentar quando nos falta informação, se é verdade que ao redor do veganismo há toda uma série de mitos (alguns chegam a ser até engraçados), que às vezes nos impedem por pousar sobre crenças muito arraigadas em nossa sociedade.

As concepções erradas mais comuns sobre a dieta vegana

Vamos desmontar os 5 mais frequentes, esses que provavelmente vai ouvir em qualquer jantar de família ou comentar o trabalho, a possibilidade de começar a substituir a carne em sua alimentação.

1. Uma alimentação vegana é mais cara

O certo é que um carrinho de compras cheio de produtos vegetais não só não é mais cara, mas que, geralmente, é mais econômica do que uma com carne, peixe ou leite, pois estes produtos aumentam significativamente o preço final.

As leguminosas, os cereais e os legumes já fazem parte de nossa dieta e que são a base de uma alimentação vegana.

Existem também produtos especializados para substituir a carne na nossa alimentação, mas não são necessários, se enquadram dentro da categoria de “caprichos” que podemos dar a nós mesmo que fazemos quando fazemos uma dieta onívora.

Marketing alimentar

Quando se diz que estes “caprichos” como enchidos, queijos, carne vegetal são mais caros do que a sua versão de origem animal, é importante que nos vamos perguntar o porquê.

E é que, além da lei da oferta e da demanda, para que a carne e os produtos animais são mais económicos, os animais estão vivendo verdadeiros infernos de superlotação e maus-tratos nas fazendas industriais.

Maus-tratos impune

2. Os vegetarianos só comem alface e tofu

Um dos mitos é, por excelência, é que a alimentação vegana é pouco mais do que a salada e o tofu, algo completamente falso e basta dar uma olhada em todos os pratos que existem na nossa dieta que já são totalmente veganos.

Arroz, massas, pratos, sanduíches, doces… Nossa geladeira já está cheia de opções veganas e mesmo quando não estamos conscientes disso.

Além disso, a variedade de uma alimentação 100% vegetal é muito ampla e permite-nos descobrir um monte de sabores, texturas, combinações de alimentos e receitas de todo o mundo que são uma verdadeira experiência para o paladar.

A alimentação vegana é uma porta aberta para um mundo de possibilidades e a enorme quantidade de blogueiros e instagramers que compartilham diariamente suas deliciosas receitas que são boa prova disso.

3. “Você e de onde você vai tirar as proteínas?”

O que seria de uma conversa sobre o veganismo sem uma boa menção ao mito das proteínas!

Esta é uma das crenças mais difundidas, mas o certo é que existem muitas fontes de proteína vegetal , bem como combinações de alimentos (como as leguminosas, combinadas com cereais) que nos fornecem, sem dificuldade, a quantidade de proteína que nosso organismo precisa.

Muitos alimentos que já são habitualmente em uma dieta onívora, como legumes, frutos secos, sementes e outros, como o tofu, o tempeh ou o seitan, são deliciosas opções para cobrir bem a nossa necessidade diária desta macromolécula.

Energia vegetal

4. Não vale para toda a família

O Falso! As dietas vegetarianas e veganas bem planejadas são perfeitamente saudáveis, nutricionalmente adequadas e podem trazer benefícios para a saúde na prevenção e tratamento de certas doenças.

São adequadas durante todas as etapas do ciclo de vida, incluindo gravidez, lactação, infância, infância e adolescência e para atletas.

E o diz é a Associação Americana de Dietética, a maior organização norte-americana de profissionais de nutrição, com mais de 72.000 membros.

Alimentação saudável

5. As pessoas veganas são debiluchas

Outro dos mitos mais comuns é que com uma alimentação vegana perder força, resistência ou nos encontraremos fracos, algo que é completamente falso, como demonstra o número cada vez maior de atletas de elite, veganos, ou seja, que levam a uma alimentação 100% vegetal.

Por exemplo, Patrik Baboumian obteve o título de “O homem mais forte da Alemanha” e afirma que uma dieta baseada em frutas, vegetais, cereais e legumes, lhe fornece a proteína e nutrientes suficientes para construir massa muscular e fortalecer o seu sistema imunológico, sem obstruir as artérias com gordura saturada.

Desafio Solidário

O atleta Carl Lewis, as tenistas Venus e Serena Williams, criador do Street Workout e Calistenia, Frank Medrano ou o ultramaratonista Scott Jurek demonstram que uma alimentação vegana é perfeitamente compatível até mesmo com a prática esportiva de alto nível.

Que os mitos não sejam uma barreira, pois tanto a sua saúde, como o planeta e os animais agradecer-lhe que encha seu menu de solidariedade.