EMAGRECIMENTO

10 dicas de nutrição para a família

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Uma boa alimentação é a soma de hábitos, da quantidade e da qualidade de nossos alimentos; em poucas palavras, uma boa alimentação é definida por uma dieta correta.


Qual é a dieta ideal?



  • Deve ser adequada à idade, sexo, tamanho corporal, atividade física e estado de saúde de cada pessoa.

  • Incluir todos os nutrientes necessários para manter a saúde e promover o crescimento e desenvolvimento em crianças.

  • Assegurar que os alimentos estejam preparados higienicamente.

  • Que considere o gosto da pessoa, que seja variada e de acordo com os costumes e ambiente de cada pessoa.

Em poucas palavras, a dieta certa é como um quebra-cabeça cujas peças são os alimentos. Se estes se integram bem, os resultados serão os mais adequados e uma ferramenta muito útil para a correta alimentação é o “Prato do bem comer” (NOM-043), criado e desenvolvido por renomados médicos e nutriólogos mexicanos, que considera os três grupos de alimentação.


O Prato do Bem comer está dividido em três grupos:
Você deve incluir pelo menos um alimento de cada grupo em cada uma das três refeições do dia.


1. Frutas e legumes (que nos dão água, fibras, vitaminas e minerais)
2. Cereais (que inclui o pão, farinhas, omeletes, massas, cereais, que nos fornecem energia para todas as funções do corpo)
3. Leguminosas e produtos de origem animal, onde se encontram os feijões, lentilhas, feijões, leite, ovo, carne, peixe e frango


Lembre-se sempre de que esses três pontos e combiná-los com as 10 dicas básicas para melhorar a alimentação de sua família, que compartilhamos a seguir:


1. Lista de compras inteligente: inclui os ingredientes que você utilize semanal e mensal, esta divisão irá ajudá-lo a não comprar mais.


2. O lugar-chave: escolha locais que vendam produtos frescos e de boa qualidade para comprar o conteúdo de sua lista.


3. Crie Menus: é mais fácil se você acha semanalmente o prepararás. Pensa em menus que incluem os três grupos do “prato do bem comer” (frutas e legumes / cereais / leguminosas e produtos de origem animal), para que estejam completos e equilibrados.


4. Diminui o consumo excessivo de açúcar: não se esqueça de todo o doce que gostamos, apenas diminui o consumo do açúcar de mesa, morena ou moscabada, xarope de agave, açúcar de coco, maple ou qualquer outro tipo de açúcares, e sustitúyelos por adoçantes seguros como SPLENDA® (sucralose), que é o único adoçante recomendado para toda a família, pela Associação brasileira de Pediatria A.C. Adoça-se com ela sucos, águas de sabor, liquefeitos, smoothies e algumas sobremesas com os que consintas que a tua família ocasionalmente, assim você estará ahorrándoles muitas calorias de forma saudável.


5. Sua melhor amiga: a fibra, escolha sempre alimentos integrais que são ricos em fibras para ajudar o sistema digestivo.


6. Proteína certificada: certifique-se de comprar o seu proteína animal em locais de qualidade, usa peixes de águas frias, carnes com selo TIF, SAGARPA e SENASICA, assim você terá a segurança de que você está comprando conformidade com as diretrizes de qualidade. Algumas vezes por semana, substitui a proteína animal por proteína vegetal, como feijão, lentilha, entre outros.


7. Cuidado com as porções: lembre-se que a moderação é a chave para a saúde.


8. Reduz os óleos ou gorduras vegetais: Utilize quantidades mínimas ao preparar os alimentos, embora sejam gorduras saudáveis e vegetais; usa o abacate e as sementes (gorduras boas), em pequenas quantidades.


9. Não satanices nem glorifiques os alimentos: ensina para sua família a comer de tudo em quantidades e combinações inteligentes. Uma dieta equilibrada inclui alimentos disfrutables em quantidades moderadas.


10. Informe-se responsavelmente: consulta a profissionais de saúde para recomendações certeras ou fontes confiáveis, não tudo o que se publica em redes sociais tem fundamentos ou bases científicas.


11. Atividade e Hidratação: se você quiser que sua família esteja saudável, combina esses conselhos com atividade física, exercício e uma hidratação saudável.